Projeto pedagógico e de animação
Projeto pedagógico e de animação
da
Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância n.º 1 de Portalegre
Campos de férias
O presente Projeto Pedagógico e de Animação pretende expressar os princípios, valores, objetivos e estratégias educativas e pedagógicas, indicando as ações preconizadas, e a preconizar, em relação à seleção, recrutamento e formação complementar do pessoal técnico, de acordo com o mencionado no Decreto-Lei nº32/ 2011, de 7 de março.
Este projeto destina-se a alunos do Agrupamento n.º 1 de Portalegre, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos.
Valor da inscrição – 25 euros – incluí: materiais de desgaste, 2 lanches diários e seguro de acidentes pessoais.
Plano de Ação
Objetivos principais:
- Proporcionar a interação entre os alunos dos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas e Jardim de Infância n.º 1 de Portalegre;
- Estimular e facilitar a interação entre os participantes, favorecendo o funcionamento harmonioso do grupo.
- Incentivar a partilha e entreajuda, desenvolvendo o espírito do trabalho em equipa.
Áreas |
Objetivos |
Propostas de atividades |
Brincar com Arte |
ü Privilegiar as abordagens lúdicas e manuais; ü Reavivar tradições dos nossos avós; ü Proporcionar novas vivências; ü Desenvolver e explorar a criatividade. ü Fomentar a importância do lúdico pedagógico no processo de socialização da criança através do jogo, brinquedos e brincadeiras. |
ü Criação de um porta-chaves ou carteira em feltro e tecido; ü Jogo com garrafa pet; ü Animais com rolo de papel higiénico; ü Bolinhas de chocolate e cocô; ü Instrumentos musicais com materiais recicláveis. |
Oficina da música |
ü Potenciar a discriminação percetiva e auditiva; ü Produzir sons com o próprio corpo e com instrumentos ü Aprender a escutar e tentar dar nome ao que ouve; ü Reconhecer aspetos que caracterizam os sons (intensidade, altura, timbre, duração); ü Iniciar o conhecimento e uso dos instrumentos musicais simples; ü Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais; ü Desenvolver a música através da percussão corporal; ü Desenvolver o sentido rítmico e de coordenação motora; ü Desenvolver as capacidades individuais, sociais e criativas; ü Proporcionar às crianças formas de expressar e comunicar o que ouvem. |
ü Reconhecimento de ritmos naturais e artificiais. ü Sons e “ruído”. ü Identificação de sons do ambiente. ü Qualidade dos sons: intensidade, altura, duração e timbre. ü Produção de sons com determinadas qualidades: -utilizando objetos; -utilizando instrumentos. ü Explicação/identificação dos instrumentos musicais. ü Famílias de instrumentos: membrana, madeira e metal. ü Utilização de instrumentos (corporais e musicais) para acompanhar canções. ü Realizar jogos rítmicos com diferentes instrumentos. ü Construção de instrumentos musicais simples com materiais recicláveis. ü Acompanhar canções com gestos, batimentos rítmicos utilizando as mãos, pés, dedos, pernas e com os instrumentos construídos. ü Movimentar-se livremente a partir de sons vocais, melodias e canções. ü Danças de roda. |
Corre, salta e lança! |
ü Promover a atividade física; ü Promover hábitos de vida saudáveis; ü Proporcionar novas vivências; ü Incentivar a partilha e entreajuda. |
ü Abordar as várias disciplinas do atletismo através do jogo; ü Exercícios gerais; ü Exercícios específicos; ü Em cada dia os jogos serão direcionados para uma disciplina: corridas e estafetas, saltos (comprimento e altura), lançamentos. |
Momentos de avaliação |
ü Permitir a recolha de elementos de avaliação capazes de contribuir para melhorar a atividade. |
ü Jogos de avaliação. ü Inquérito (ver em anexo). |
Cronograma do campo de férias
De 7 de abril a 11 de abril de 2014
Manhã
9:00 – 12:00 |
Antiga Escola da Estrada da Serra |
Tarde
14:00 – 16:00 |
Estádio Professor Eduardo de Sousa Lima |
Perfil do Monitor
Em relação ao grupo
Funções relacionadas com o acompanhamento e a animação do grupo de crianças ou jovens atribuído ao animador, visando, entre outros aspetos, garantir a segurança física, afetiva e moral, a integração de todos no grupo, o bom funcionamento do grupo, a resolução de conflitos, …
Acompanhar permanentemente o grupo, promover a integração dos participantes, facilitar a comunicação, estimular a autonomia do grupo, resolver conflitos, …
Em relação às atividades
Funções relacionadas com o planeamento, preparação, realização e avaliação das atividades que se desenvolvem durante o campo de férias.
Colaborar no planeamento das atividades, preparar, dinamizar e avaliar as atividades.
Em relação à organização
Funções que visam garantir que os aspetos organizativos necessários, quer ao grupo, quer às atividades, quer ao campo de férias no seu todo, sejam os adequados.
Colaborar na “montagem” ou na “desmontagem” do campo, garantir o cumprimento de regras, cuidar dos equipamentos e materiais, colaborar com os coordenadores, gestores, diretores, …
Antes do campo de férias
Planeamento, organização e preparação do campo de férias.
Durante o campo de férias
Integração e acompanhamento permanente dos participantes.
Gestão das relações interpessoais e da dinâmica do grupo.
Preparação, animação e avaliação das atividades.
Funcionamento logístico do campo de férias.
Integração da equipa pedagógica.
Avaliação contínua do campo de férias.
Depois do campo de férias
“Desmontagem” do campo de férias.
Avaliação final do campo de férias.
Competências e documentação necessária para monitor e pessoal técnico
Licenciatura numa área de educação.
Experiência como Monitor/Animador em campos de férias ou experiencia na área que vai dinamizar.
Preenchimento da ficha de identificação do Monitor/Animador (ver em anexo);
Entrega de curriculum vitae;
Ter conhecimento de todas as suas funções nos campos de férias, referidas nos pontos anteriores.
Anexos |
Férias em Movimento
Ficha de avaliação – PARTICIPANTE
Idade do participante:_________ Sexo: Masculino
Feminino
Data: De 4 a 11 de abril de 2014
1. Quem foi o primeiro a tomar conhecimento do programa?
O Encarregado de Educação
O Educando
2. Como?
Pelo Facebook
Através de cartaz
Através de um amigo
Pelo site da AP1
Outro, qual? ________________________________
3. Quando conheceu o programa das atividades:
Esteve indeciso em participar
Decidiu participar de imediato
4. Qual a sua opinião acerca dos lanches?
Bons
Maus
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Suficientes
Insuficientes
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5 - Qual a sua opinião acerca das atividades realizadas?
Boas
Más
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Suficientes
Insuficientes
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Qual a atividade que gostou mais?_______________________________________
Qual a atividade que gostou menos?_______________________________________
6. Qual a sua opinião acerca dos animadores?
Bons
Maus |
Suficientes
Insuficientes |
7. Qual a sua opinião acerca da duração do campo?
Tempo suficiente
Tempo suficiente
Quer fazer alguma sugestão? _______________________________________________
8. Gostaria de voltar a participar?
Sim
Não
Sugira três atividades em que gostaria de participar:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OBSERVAÇÕES:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Férias em Movimento
Ficha de Inscrição
Nome do aluno: ______________________________________________________________________________
Data de nascimento: ______________ Cartão de Cidadão: _____________ N.º contribuinte: _____________
Escola: _______________________________________________________ Ano de escolaridade: ____
Irmãos nas atividades:_________________________________________________________________________
Enc. De Educação (Nome): _____________________________________________________________________
Grau de parentesco: __________ Telemóvel: _______________________email: ____________________
Morada: _____________________________________________________________________________________
Atividade da manhã : Brincar com arte Oficina da música
Observações: ________________________________________________________________________________
Assinatura do Enc. Educação____________________________________________________________________
Data: _______________________________________________________________________________________
Férias em Movimento
Ficha de Identificação – MONITOR/ANIMADOR
Nome: ________________________________________________________________________
Morada:________________________________________________________________________
Localidade:_________________ Código Postal:_______-____
Distrito:________________ Concelho:________________ Freguesia:_______________
Data de Nascimento:___/___/_____ Sexo: Masculino Feminino
Documento: _________________: B.I. Passaporte C.C
Número Identificação Fiscal:_______________
Profissão:____________________________ Habilitações Literárias:____________________
Telemóvel:__________________ Telefone:___________________
E-Mail:___________________________________________________________
Doença:____________________________________________________________________
Está a tomar algum medicamento:______________________________________________
Possui alguma experiência nas áreas da animação de campos de férias e/ou das atividades de tempos livres ou nas atividades que vai desenvolver?
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
Já frequentou ações de formação nas áreas da animação de campos de férias e/ou das atividades de tempos livres? Se sim indique os nomes, datas e entidades promotoras.
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Férias em Movimento
Registo de presenças
Área: ________________
Nome |
07/04/2014 |
08/04/2014 |
09/04/2014 |
10/04/2014 |
11/04/2014 |
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Férias em Movimento
Registo de sumários
Área: _______________________
Data |
Sumário |
07/04/2014 |
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08/04/2014 |
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09/04/2014 |
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10/04/2014 |
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11/04/2014 |
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Assinatura do Monitor
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Férias em Movimento
Contactos/ seguros
Nome |
E. E. |
Contacto |
Seguro |
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