Projeto pedagógico e de animação

Projeto pedagógico e de animação

da

Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância n.º 1 de Portalegre

 

Campos de férias

 

 

O presente Projeto Pedagógico e de Animação pretende expressar os princípios, valores, objetivos e estratégias educativas e pedagógicas, indicando as ações preconizadas, e a preconizar, em relação à seleção, recrutamento e formação complementar do pessoal técnico, de acordo com o mencionado no Decreto-Lei nº32/ 2011, de 7 de março.

 

Este projeto destina-se a alunos do Agrupamento n.º 1 de Portalegre, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos.

 

Valor da inscrição – 25 euros – incluí: materiais de desgaste, 2 lanches diários e seguro de acidentes pessoais.

 

Plano de Ação

 

Objetivos principais:

  • Proporcionar a interação entre os alunos dos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas e Jardim de Infância n.º 1 de Portalegre;
  • Estimular e facilitar a interação entre os participantes, favorecendo o funcionamento harmonioso do grupo.
  • Incentivar a partilha e entreajuda, desenvolvendo o espírito do trabalho em equipa.

 

Áreas

Objetivos

Propostas de atividades

Brincar com Arte

ü Privilegiar as abordagens lúdicas e manuais;

ü Reavivar tradições dos nossos avós;

ü Proporcionar novas vivências;

ü Desenvolver e explorar a criatividade.

ü Fomentar a importância do lúdico pedagógico no processo de socialização da criança através do jogo, brinquedos e brincadeiras.

ü Criação de um porta-chaves ou carteira em feltro e tecido;

ü Jogo com garrafa pet;

ü Animais com rolo de papel higiénico;

ü Bolinhas de chocolate e cocô;

ü Instrumentos musicais com materiais recicláveis.

Oficina da música

ü Potenciar a discriminação percetiva e auditiva;

ü Produzir sons com o próprio corpo e com instrumentos

ü Aprender a escutar e tentar dar nome ao que ouve;

ü Reconhecer aspetos que caracterizam os sons (intensidade, altura, timbre, duração);

ü Iniciar o conhecimento e uso dos instrumentos musicais simples;

ü Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais;

ü Desenvolver a música através da percussão corporal;

ü Desenvolver o sentido rítmico e de coordenação motora;

ü Desenvolver as capacidades individuais, sociais e criativas;

ü Proporcionar às crianças formas de expressar e comunicar o que ouvem.

ü Reconhecimento de ritmos naturais e artificiais.

ü Sons e “ruído”.

ü Identificação de sons do ambiente.

ü Qualidade dos sons: intensidade, altura, duração e timbre.

ü Produção de sons com determinadas qualidades:

-utilizando objetos;

-utilizando instrumentos.

ü Explicação/identificação dos instrumentos musicais.

ü Famílias de instrumentos: membrana, madeira e metal.

ü Utilização de instrumentos (corporais e musicais) para acompanhar canções.

ü Realizar jogos rítmicos com diferentes instrumentos.

ü Construção de instrumentos musicais simples com materiais recicláveis.

ü Acompanhar canções com gestos, batimentos rítmicos utilizando as mãos, pés, dedos, pernas e com os instrumentos construídos.

ü Movimentar-se livremente a partir de sons vocais, melodias e canções.

ü Danças de roda.

Corre, salta e lança!

ü Promover a atividade física;

ü Promover hábitos de vida saudáveis;

ü Proporcionar novas vivências;

ü Incentivar a partilha e entreajuda.

ü Abordar as várias disciplinas do atletismo através do jogo;

ü Exercícios gerais;

ü Exercícios específicos;

ü Em cada dia os jogos serão direcionados para uma disciplina: corridas e estafetas, saltos (comprimento e altura), lançamentos.

Momentos de avaliação

ü Permitir a recolha de elementos de avaliação capazes de contribuir para melhorar a atividade.

ü Jogos de avaliação.

ü Inquérito (ver em anexo).

 

 

 

Cronograma do campo de férias

 

De 7 de abril a 11 de abril de 2014

 

 

Manhã

9:00 – 12:00

Antiga Escola da Estrada da Serra

Tarde

14:00 – 16:00

Estádio Professor Eduardo de Sousa Lima

 

 


Perfil do Monitor

Em relação ao grupo

Funções relacionadas com o acompanhamento e a animação do grupo de crianças ou jovens atribuído ao animador, visando, entre outros aspetos, garantir a segurança física, afetiva e moral, a integração de todos no grupo, o bom funcionamento do grupo, a resolução de conflitos, …

Acompanhar permanentemente o grupo, promover a integração dos participantes, facilitar a comunicação, estimular a autonomia do grupo, resolver conflitos, …

 

Em relação às atividades

Funções relacionadas com o planeamento, preparação, realização e avaliação das atividades que se desenvolvem durante o campo de férias.

Colaborar no planeamento das atividades, preparar, dinamizar e avaliar as atividades.

 

Em relação à organização

Funções que visam garantir que os aspetos organizativos necessários, quer ao grupo, quer às atividades, quer ao campo de férias no seu todo, sejam os adequados.

Colaborar na “montagem” ou na “desmontagem” do campo, garantir o cumprimento de regras, cuidar dos equipamentos e materiais, colaborar com os coordenadores, gestores, diretores, …

 

Antes do campo de férias

Planeamento, organização e preparação do campo de férias.

 

Durante o campo de férias

Integração e acompanhamento permanente dos participantes.

Gestão das relações interpessoais e da dinâmica do grupo.

Preparação, animação e avaliação das atividades.

Funcionamento logístico do campo de férias.

Integração da equipa pedagógica.

Avaliação contínua do campo de férias.

 

Depois do campo de férias

“Desmontagem” do campo de férias.

Avaliação final do campo de férias.

 

Competências e documentação necessária para monitor e pessoal técnico

Licenciatura numa área de educação.

Experiência como Monitor/Animador em campos de férias ou experiencia na área que vai dinamizar.

Preenchimento da ficha de identificação do Monitor/Animador (ver em anexo);

Entrega de curriculum vitae;

Ter conhecimento de todas as suas funções nos campos de férias, referidas nos pontos anteriores.

 


 

Anexos


 

 


Férias em Movimento

 

Ficha de avaliação – PARTICIPANTE

 


Idade do participante:_________                         Sexo:                    Masculino 

 

Feminino 

 

 

Data: De 4 a 11 de abril de 2014

 

 

1. Quem foi o primeiro a tomar conhecimento do programa?

 


O Encarregado de Educação

 


O Educando

 

 

2. Como?

 


Pelo Facebook

 


Através de cartaz

 


Através de um amigo

 


Pelo site da AP1

 

Outro, qual? ________________________________

 

 

 

3. Quando conheceu o programa das atividades:

 


Esteve indeciso em participar

 


Decidiu participar de imediato

 

 

4. Qual a sua opinião acerca dos lanches?

 


Bons

 


Maus

 

 

Suficientes

 


Insuficientes

 

 

5 - Qual a sua opinião acerca das atividades realizadas?

 


Boas

 

Más

 

 

Suficientes

 

Insuficientes

 

 

Qual a atividade que gostou mais?_______________________________________

 

Qual a atividade que gostou menos?_______________________________________

 

 

6. Qual a sua opinião acerca dos animadores?

 


Bons

 


Maus

 

Suficientes

 


Insuficientes

 

 

 

7. Qual a sua opinião acerca da duração do campo?

 

Tempo suficiente

 


Tempo suficiente

 

Quer fazer alguma sugestão? _______________________________________________

 

8. Gostaria de voltar a participar?

 


Sim

 


Não

 

Sugira três atividades em que gostaria de participar:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Férias em Movimento

 

Ficha de Inscrição

Nome do aluno: ______________________________________________________________________________

Data de nascimento: ______________ Cartão de Cidadão: _____________ N.º contribuinte: _____________

Escola: _______________________________________________________ Ano de escolaridade: ____

Irmãos nas atividades:_________________________________________________________________________

Enc. De Educação (Nome): _____________________________________________________________________

Grau de parentesco: __________ Telemóvel: _______________________email: ____________________

Morada: _____________________________________________________________________________________

Atividade da manhã :           Brincar com arte                           Oficina da música

Observações: ________________________________________________________________________________

Assinatura do Enc. Educação____________________________________________________________________

Data: _______________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Férias em Movimento

Ficha de Identificação – MONITOR/ANIMADOR

 

Nome: ________________________________________________________________________

Morada:________________________________________________________________________

Localidade:_________________   Código Postal:_______-____

Distrito:________________      Concelho:________________         Freguesia:_______________

Data de Nascimento:___/___/_____                 Sexo: Masculino                Feminino

Documento: _________________: B.I.                                             Passaporte                        C.C

Número Identificação Fiscal:_______________

Profissão:____________________________               Habilitações Literárias:____________________

Telemóvel:__________________        Telefone:___________________

E-Mail:___________________________________________________________

Doença:____________________________________________________________________

Está a tomar algum medicamento:______________________________________________

Possui alguma experiência nas áreas da animação de campos de férias e/ou das atividades de tempos livres ou nas atividades que vai desenvolver?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

Já frequentou ações de formação nas áreas da animação de campos de férias e/ou das atividades de tempos livres? Se sim indique os nomes, datas e entidades promotoras.

___________________________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________________________


 

Férias em Movimento

 

Registo de presenças

Área: ________________

 

Nome

07/04/2014

08/04/2014

09/04/2014

10/04/2014

11/04/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Férias em Movimento

 

Registo de sumários

Área: _______________________

 

Data

Sumário

07/04/2014

 

 

 

 

 

 

08/04/2014

 

 

 

 

 

 

09/04/2014

 

 

 

 

 

 

10/04/2014

 

 

 

 

 

 

11/04/2014

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura do Monitor

_____________________________________


 

Férias em Movimento

 

Contactos/ seguros

 

Nome

E. E.

Contacto

Seguro