Projeto pedagógico e de animação das férias em movimento II
Projeto pedagógico e de animação
da
Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância n.º 1 de Portalegre
Campos de férias
O presente Projeto Pedagógico e de Animação pretende expressar os princípios, valores, objetivos e estratégias educativas e pedagógicas, indicando as ações preconizadas, e a preconizar, em relação à seleção, recrutamento e formação complementar do pessoal técnico, de acordo com o mencionado no Decreto-Lei nº32/ 2011, de 7 de março.
Este projeto destina-se a alunos do Agrupamento n.º 1 de Portalegre, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos.
Valor da inscrição para 1 semana - 20 euros; para 2 semanas - 30 euros. Incluí: materiais de desgaste, 2 lanches diários e seguro de acidentes pessoais.
Plano de Ação
Objetivos principais:
- Proporcionar a interação entre os alunos dos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas e Jardim de Infância n.º 1 de Portalegre;
- Estimular e facilitar a interação entre os participantes, favorecendo o funcionamento harmonioso do grupo.
- Incentivar a partilha e entreajuda, desenvolvendo o espírito do trabalho em equipa.
Áreas |
Objetivos |
Propostas de Atividades |
Oficina de Karaoke
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- Promover condições pedagógicas, físicas e ambientais motivadoras; -Facilitar o convívio saudável entre os alunos; -Desenvolver atividades de forma saudável e responsável; - Divulgação Musical. |
- Escolha das músicas e preenchimento das fichas de inscrição; - Sessão de Karaoke; - Convívio entre o grande grupo.
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Oficina de Relaxamento |
- Desenvolver a concentração; - Trabalhar a respiração; - Promoção do respeito por si mesmos e pelos outros; - Desenvolver a confiança no grupo e a criatividade; - Proporcionar momentos de partilha, bem-estar e relaxamento.
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- Partilha: “Hoje sinto-me…”; - Jogos de memória e concentração; - Massagem Lúdico – Criativa; - Viagem guiada de relaxamento; - Ritual do bem-estar. |
Sessões de Badmínton |
- Promoção de dinâmicas de grupo onde são trabalhadas regras e cooperação entre o grupo; - Sensibilização para a promoção e gosto pela atividade física; - Promoção de comportamentos saudáveis.
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- Aquecimento físico; - Exercícios de iniciação; - Jogos de badminton. |
Educação Alimentar
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- Promoção de uma alimentação saudável; - Facilitar momentos de partilha e reflexão no grupo sobre esta temática; - Abordar esta temática de forma lúdica e motivadora.
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- Almoço em grupo; - Fotografia; - Artes Plásticas; - Sensibilização para a alimentação saudável; - Momentos de partilha e reflexão.
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Campo de Férias a Cantar
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-Sensibilização do grupo para as regras, por eles definidas, do campo de férias; - Promoção de comportamentos saudáveis como tomar o pequeno-almoço, respeitar os outros, aproveitar todos os momentos com alegria, praticar desporto, entre outros; - Criar um ritual diário com o qual o grupo se identifique. |
- Seleção de uma música; - Construção de uma letra que aborde o dia a dia das crianças no Campo de Férias; - Encaixar a letra na música selecionada; - Ritual da Manhã: canção Campo de férias a cantar. - Apresentação da canção aos pais no último dia de atividades.
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Jogos de Água |
- Investir em boas práticas para uma vida saudável; - Rentabilizar espaços/equipamentos/atividades existentes na escola; - Promoção de regras e Cooperação entre o grupo; - Promoção de momentos divertidos e prazerosos. |
- Definição lúdica de 2 equipas; - Estafeta de jogos de água; - Banho de mangueira; - Banhos de sol no “chuva de estrelas”.
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Dias da Rádio |
- Rentabilizar espaços/ equipamentos/ atividades existentes na escola; - Desenvolvimento de associação de ideias e resolução de problemas; - Promoção da criatividade e imaginação; - Desenvolver novas formas de comunicação e perceção do mundo.
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- Seleção de notícias; - Construção de guiões de entrevista e formatação de reportagem; - Encenação da equipa de reportagem; - Registo áudio e vídeo; - Apresentação dos grupos. |
Oficina dos 5 sentidos
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- Aprendizagem de novas formas de expressão; - Promoção da criatividade e imaginação; - Desenvolvimento de disponibilidade emocional; - Promoção da espontaneidade e liberdade de expressão; - Sensibilização para a diferença.
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- Dinâmica dinamizada com especiarias; - Construção de painéis individuais com cola branca e especiarias; - Jogo das caixas surpresa; - Dinâmica “Guiando os Cegos”. |
Oficina do Bullying
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- Sensibilização e capacitação dos alunos para a problemática do bullying; - Facilitação de momentos de reflexão e partilha; - Auto gestão emocional; - Definição de estratégia na resolução de problemas.
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- Apresentação de caso “O João”; - O papel do agressor; - O Papel da vítima; - O papel do salvador; - A posição de cada um face ao bullying. - A união do grupo.
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Oficina do Medo
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- Aprendizagem de novas formas de expressão; - Associação de ideias; - Auto- gestão emocional; - Desenvolvimento de estratégia; na resolução de problemas e da flexibilidade mental; - Desenvolver a capacidade de escuta e a auto – confiança; - Promoção da criatividade e imaginação. |
- Apresentação e reflexão sobre o livro infantil “O Cuquedo”; - Dinâmica “O Chapéu dos Medos”; - Dinâmica “Os meus monstros”
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Oficina da Música |
- Potenciar a discriminação percetiva e auditiva; - Produzir sons com o próprio corpo e com instrumentos - Aprender a escutar e tentar dar nome ao que ouve; - Reconhecer aspetos que caracterizam os sons (intensidade, altura, timbre, duração); - Iniciar o conhecimento e uso dos instrumentos musicais simples; - Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais; - Desenvolver a música através da percussão corporal; - Desenvolver o sentido rítmico e de coordenação motora; - Desenvolver as capacidades individuais, sociais e criativas; - Proporcionar às crianças formas de expressar e comunicar o que ouvem.
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- Reconhecimento de ritmos naturais e artificiais; - Sons e “ruído”; - Som e silêncio; - Identificação de sons do ambiente; - Qualidade dos sons: intensidade, altura, duração e timbre; - Produção de sons com determinadas qualidades: -utilizando objetos; -utilizando instrumentos. - Explicação/identificação dos instrumentos musicais; - Famílias de instrumentos: membrana, madeira e metal; - Realizar jogos rítmicos com diferentes instrumentos; - Acompanhar canções com gestos, batimentos rítmicos utilizando as mãos, pés, dedos, pernas e com os instrumentos construídos; - Movimentar-se livremente a partir de sons vocais, melodias e canções.
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Corre, Salta e Lança! |
- Promover a atividade física; - Promover hábitos de vida saudáveis; - Proporcionar novas vivências; - Incentivar a partilha e entreajuda. |
- Abordar as várias disciplinas do atletismo através do jogo; - Exercícios gerais; - Exercícios específicos; - Em cada dia os jogos serão direcionados para uma disciplina: corridas e estafetas, saltos (comprimento e altura), lançamentos.
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Neurofitness |
- Desenvolver as funções cognitivas (memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, raciocínio verbal e raciocínio espacial); - Desenvolver competências e aptidões mentais que potenciam a aprendizagem; - Criar e reforçar atitudes positivas face à aprendizagem; - Desenvolver a autoestima e o autoconhecimento das suas próprias capacidades; - Promover hábitos de treino cognitivo e estilos de vida promotores da saúde do cérebro.
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Jogos colaborativos e dinâmicas de grupo: - “Corrente da Memória” e “Torre de Controlo” para treinar a memória e a atenção; - “O que vês?” para treinar a concentração. - Jogos de criatividade e imaginação; - Jogos de raciocínio lógico, verbal e espacial.
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Zumba |
- Passar um bom bocado, libertando tensões, stress e queimando calorias; - Fortalecer o vínculo afetivo entre pais e filhos; - Promover a interação e a partilha de experiências entre pais de diferentes escolas do Agrupamento.
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- Sessão conjunta para pais e filhos. |
Percurso Noturno |
- Sensibilizar para a caminhada, uma forma de obter qualidade de vida; - Fortalecer o vínculo afetivo entre pais e filhos; - Promover a interação e a partilha de experiências entre pais de diferentes escolas do Agrupamento.
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- Sessão conjunta para pais e filhos. |
Momentos de Avaliação |
- Permitir a recolha de elementos de avaliação capazes de contribuir para melhorar a atividade. |
- Jogos de avaliação. - Inquérito (ver em anexo). |
Cronograma do Campo de Férias
De 30 de junho a 11 de julho de 2014
Manhã
9:00h – 12:30h |
Escola José Régio |
Tarde
14:00h – 17:00h |
Escola José Régio |
NOTA: Almoço facultativo – das 12.30h às 14h na Escola José Régio.
Percurso Noturno para Pais e Filhos – a realizar na 6ª feira, 4 de julho, pelas 21h. Concentração – Escola José Régio.
Perfil do Monitor
Em relação ao grupo
Funções relacionadas com o acompanhamento e a animação do grupo de crianças ou jovens atribuído ao animador, visando, entre outros aspetos, garantir a segurança física, afetiva e moral, a integração de todos no grupo, o bom funcionamento do grupo, a resolução de conflitos, …
Acompanhar permanentemente o grupo, promover a integração dos participantes, facilitar a comunicação, estimular a autonomia do grupo, resolver conflitos, …
Em relação às atividades
Funções relacionadas com o planeamento, preparação, realização e avaliação das atividades que se desenvolvem durante o campo de férias.
Colaborar no planeamento das atividades, preparar, dinamizar e avaliar as atividades.
Em relação à organização
Funções que visam garantir que os aspetos organizativos necessários, quer ao grupo, quer às atividades, quer ao campo de férias no seu todo, sejam os adequados.
Colaborar na “montagem” ou na “desmontagem” do campo, garantir o cumprimento de regras, cuidar dos equipamentos e materiais, colaborar com os coordenadores, gestores, diretores, …
Antes do campo de férias
Planeamento, organização e preparação do campo de férias.
Durante o campo de férias
Integração e acompanhamento permanente dos participantes.
Gestão das relações interpessoais e da dinâmica do grupo.
Preparação, animação e avaliação das atividades.
Funcionamento logístico do campo de férias.
Integração da equipa pedagógica.
Avaliação contínua do campo de férias.
Depois do campo de férias
“Desmontagem” do campo de férias.
Avaliação final do campo de férias.
Competências e documentação necessária para monitor e pessoal técnico
Licenciatura numa área de educação.
Experiência como Monitor/Animador em campos de férias ou experiencia na área que vai dinamizar.
Preenchimento da ficha de identificação do Monitor/Animador (ver em anexo);
Entrega de curriculum vitae;
Ter conhecimento de todas as suas funções nos campos de férias, referidas nos pontos anteriores.
Anexos |
Férias em Movimento II
Ficha de avaliação – PARTICIPANTE
Idade do participante:_________ Sexo: Masculino
Feminino
Data: ___/___/___ a ___/___/___
1. Quem foi o primeiro a tomar conhecimento do programa?
O Encarregado de Educação
O Educando
2. Como?
Pelo Facebook
Através de cartaz
Através de um amigo
Pelo site da AP1
Outro, qual? ________________________________
3. Quando conheceu o programa das atividades:
Esteve indeciso em participar
Decidiu participar de imediato
4. Qual a sua opinião acerca dos lanches?
Bons
Maus
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Suficientes
Insuficientes
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5 - Qual a sua opinião acerca das atividades realizadas?
Boas
Más
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Suficientes
Insuficientes
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Qual a atividade que gostou mais?_______________________________________
Qual a atividade que gostou menos?_______________________________________
6. Qual a sua opinião acerca dos animadores?
Bons
Maus |
Suficientes
Insuficientes |
7. Qual a sua opinião acerca da duração do campo?
Tempo suficiente
Tempo insuficiente
Quer fazer alguma sugestão? _______________________________________________
8. Gostaria de voltar a participar?
Sim
Não
Sugira três atividades em que gostaria de participar:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OBSERVAÇÕES:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Férias em Movimento II
Ficha de Inscrição
Nome do aluno: ______________________________________________________________________________
Data de nascimento: ______________ Cartão de Cidadão: ____________ N.º contribuinte: ______________
Escola: _______________________________________________________ Ano de escolaridade: ____
Irmãos nas atividades:_________________________________________________________________________
Enc. De Educação (Nome): _____________________________________________________________________
Grau de parentesco: __________ Telemóvel: _______________________email: ____________________
Morada: _____________________________________________________________________________________
Observações: ________________________________________________________________________________
Data: ________________________
Autorização
____________________________________________________, Encarregado de Educação de ______________________________________________, autorizo/não autorizo (riscar o que não interessa) que o meu educando seja fotografado e/ ou filmado no decorrer das atividades realizadas no âmbito das áreas do projeto “ Férias em movimento”, podendo as mesmas ser publicadas no site da Associação de Pais ou utilizadas em publicações/ divulgações das atividades em jornais distritais.
_____________________, ______ de __________ de 2014
O Encarregado de Educação
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Férias em Movimento II
Ficha de Identificação – MONITOR/ANIMADOR
Nome: ________________________________________________________________________
Morada:________________________________________________________________________
Localidade:_________________ Código Postal:_______-____
Distrito:________________ Concelho:________________ Freguesia:_______________
Data de Nascimento:___/___/_____ Sexo: Masculino Feminino
Documento: _________________: B.I. Passaporte C.C
Número Identificação Fiscal:_______________
Profissão:____________________________ Habilitações Literárias:____________________
Telemóvel:__________________ Telefone:___________________
E-Mail:___________________________________________________________
Doença:____________________________________________________________________
Está a tomar algum medicamento:______________________________________________
Possui alguma experiência nas áreas da animação de campos de férias e/ou das atividades de tempos livres ou nas atividades que vai desenvolver?
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
Já frequentou ações de formação nas áreas da animação de campos de férias e/ou das atividades de tempos livres? Se sim indique os nomes, datas e entidades promotoras.
___________________________________________________________________________________
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Férias em Movimento II
Registo de presenças
Área: ________________
Nome |
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Férias em Movimento II
Registo de sumários
Área: _______________________
Data |
Sumário |
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Assinatura do Monitor
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Férias em Movimento II
Contactos/ seguros
Nome |
E. E. |
Contacto |
Seguro |
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